Informações

Sugestões de Dimensões


Para o seu tapete ou passadeira


Tão importante quanto a seleção do estilo, material e cor, é saber escolher as dimensões corretas para o seu tapete ajustando-as às características dos diferentes espaços.

 

Os tapetes ajudam a definir áreas, a separar salas e a delimitar espaços dentro de sua casa, contribuindo significativamente para melhorar o efeito visual dos ambientes.

 

Uma escolha incorreta na medição, pode ter um efeito negativo no espaço, sendo por isso essencial ter precisão ao determinar o tamanho mais adequado para o seu tapete.

 

SALA DE ESTAR

 


TAPETE CENTRADO

ENTRE O MOBILIÁRIO

 

Quando as áreas não são muito grandes, o tapete é colocado em frente aos sofás e fica alinhado com os móveis da sala, tendo em conta os elementos de decoração permanente, como lareiras e outros.

 

O tapete deve ter pelo menos a largura do sofá, sendo aconselhável um acréscimo de 25 cm de cada lado.

 

 


TAPETE DEBAIXO

DO MOBILIÁRIO

 

No caso de pretender um tapete grande debaixo dos móveis, deverá calcular as medidas com cerca de 15 a 20 cm colocados sob as pernas do sofá.

 

Desta forma, o peso dos móveis irá manter o tapete no lugar, de modo a que ao levantar-se do sofá, o tapete não se mova nem se enrugue.

 

 


TAPETES GRANDES

QUE PREENCHEM GRANDE

PARTE DA SALA

 

No caso de salas mais amplas, recomenda-se um tapete de grande formato de forma a delinear o espaço de convivência.

 

Deve ser colocado pelo menos a 15 cm de distância das paredes e de outros elementos permanentes.

 

Lembre-se de ter em conta o espaço de abertura das portas.

 

 

SALA DE JANTAR

 


MESA RECTANGULAR

OU QUADRADA

 

Recomendamos que os tapetes para a sala de jantar tenham o formato semelhante ao da sua mesa. O tapete deve ter o tamanho suficiente de modo a que, quando se levantar e arrastar a cadeira, as pernas traseiras não fiquem fora do tapete.

 

Sugerimos um acréscimo mínimo de 75cm de tapete a toda a volta da sua mesa.

 

 


MESA CIRCULAR

 

Idealmente, o seu tapete deve ter a mesma forma geométrica que a sua mesa e ter o tamanho suficiente para que quando se levantar da cadeira a mesma permaneça em cima do tapete.

 

Para tal, sugerimos um acréscimo mínimo de 75cm de tapete a toda a volta da sua mesa.

 

 

QUARTO

 


TERNO DE TAPETES

À VOLTA DA CAMA

 

Opte por medidas idênticas para os tapetes laterais, podendo orientar-se pela largura das mesinhas de cabeceira e pelo comprimento da sua cama, deixando cerca de 5cm de espaço disponível entre o tapete e o mobiliário.

 

Para definir as medidas do tapete frontal, poderá guiar-se pela dimensão da largura da cama e prever uma largura idêntica à dos tapetes laterais.

 

Lembre-se de deixar cerca de 50cm de profundidade disponível desde os tapetes, para poder abrir portas de roupeiros ou de outros móveis colocados ao redor do quarto.

 

Se pretender optar por um acabamento com banda visível, tenha em conta que para tapetes de menor dimensão, a banda deverá ser mais estreita de forma a garantir um efeito visual equilibrado.

 

 


TAPETE EM FORMATO

DE “U”

 

Esta é uma variação do modelo anterior, mas cortado à medida em formato de “U”.

 

Ao calcular as medidas, é importante ter em consideração as recomendações apresentadas na secção anterior, nomeadamente no que diz respeito à distância livre que deve deixar entre o tapete e o mobiliário em redor do quarto, para poder abrir as portas.

 

 


TAPETE COLOCADO DEBAIXO

E AO REDOR DA CAMA

 

Esta é uma proposta adequada a quartos maiores.

 

Recomendamos que o tapete seja colocado por baixo dos móveis auxiliares, nomeadamente das mesinhas de cabeceira ou de bancos situados aos pés da cama, deixando visível um acréscimo de tapete de cerca de 10cm à volta do mobiliário.

 

Lembre-se de deixar uma área livre entre o tapete e as portas dos roupeiros, para poder ter espaço de abertura suficiente.

 

 

PASSADEIRAS

 


Calcule um espaço de pelo menos 5cm entre a passadeira e a parede ou de outros elementos decorativos permanentes da área.

 

Tenha em conta que as medidas usualmente utilizadas para as passadeiras se situam entre os 70 e os 90 cm de largura.

 

Lembre-se de deixar os espaços livres para a abertura das portas.

 


TAPETE DE ENTRADA

 


Sendo esta a área de entrada para sua casa, deverá calcular as medidas do tapete, tendo em consideração deixar a distância suficiente para a abertura da porta.

 

Lembre-se igualmente de deixar o tapete a pelo menos 5cm de distância das paredes, bem como de outros elementos decorativos permanentes.

 


TAPETES DE EXTERIOR

 


É extremamente importante que o tapete escolhido seja adequado para ambientes externos e resistente ao desgaste da luz solar e à exposição da água.

 

Onde quer que coloque o seu tapete ao ar livre, numa varanda, terraço ou pátio, tenha em consideração todas as recomendações descritas nas secções anteriores, relativamente às medidas, distâncias dos móveis e às áreas que deve deixar livres, para permitir a abertura das portas.

 

 

Recomende o nosso site

Recomendação do site Lusotufo

Envie-nos os seus dados de contacto. Entraremos em contacto consigo.

* Nome

* Email

* Nome do seu amigo

* Email do seu amigo

* Preenchimento obrigatório